IMPRENSA MÍDIAS

Rádio Eldorado entrevista no Som a Pino

Iara Rennó é entrevistada por Roberta Martinelli

blog img

Por Roberta Martinelli

Roberta Martinelli entrevista Iara Rennó na Rádio Eldorado no programa Som a Pino com temática variada, incluindo os atuais recém lançados "Arco & Flecha"

OUÇA

A Tribuna do Norte fala sobre Turnê no Nordeste

Iara Rennó com show solo

blog img

Por Ramon Ribeiro

A paulista Iara Rennó é múltipla. Transita entre poesia, o teatro, a música, a performance. Ela fervilha. Inquieta, em 2016 ela não lançou apenas um disco, mas dois, ao mesmo tempo, gêmeos, complementares. "Arco" e "Flecha" figuraram em muitas listas de melhores álbuns do ano e revelaram uma vigorosa intérprete e compositora, cuja abrangente sonoridade encontrou eco em muitos instrumentistas da cena musical brasileira, que acabaram participando dos discos.

LEIA MAIS

A Folha de Pernambuco traz artigo sobre show solo

Iara Rennó no Nordeste

blog img

Por Hugo Viana

Iara Rennó apresentará no Recife as diferentes curvas de seu perfil artístico. A cantora paulistana sobe ao palco do Museu do Estado de Pernambuco neste sábado, a partir das 17h, quando cantará músicas de seus últimos dois discos, lançados simultaneamente em 2016 (“Arco” e “Flecha”), e outros momentos de sua trajetória, dentro do Ouvindo e Fazendo Música, realizado pelo Santander.

LEIA MAIS

Artigo na Argentina Veni Brasil

Iara Rennó - Arco Flecha

blog img

Por staff

En este episodio escuchamos la música de la multitalentosa Iara Renno y su última producción discográfica. Dos discos "hermanos gemelos transgenero" uno que se llama Arco que grabo en formato trio de chicas y otro que se llama Flecha que grabó con una banda de chicos.

LEIA MAIS

Clipe Ritmo da Moçada no Move that Jukebox

Iara Rennó interpreta música de Negro Leo em clipe dirigido por Ava Rocha

blog img

Por Alessandra Braz

Foi no caranaval de 2014, que Iara Rennó reesolvou gravar o clipe de “Ritmo da Moçada” que foi dirigido por Ava Rocha. uma mistura de purpurina com liberdade, o clipe simples com Rennó andando pelo Rio de Janeiro é da música que está no álbum Flecha (2016).

LEIA MAIS

Bravo entrevista Iara sobre Super Violão Mashup

Iara Rennó e Cibelle se apresentam no Rio de Janeiro na Oi Futuro Ipanema

blog img

Por Guilherme Werneck

Qual a influência do violão brasileiro no seu trabalho?
Primeiramente, vale dizer que ‘o violão brasileiro’ são muitos, né?! Eu comecei na música tocando violão na adolescência de olhar, ouvir, porque minha mãe e meus tios todos tocavam. Minha mãe (Alzira E) no início dos anos 80 fazia duetos com Almir Sater, ele na viola e ela no violão de 12 cordas, uma parada bem sofisticada, com aquele tempero ‘fronteiriço’ natural das coisas ali do Mato Grosso do Sul. Da mesma região, algumas gerações anteriores, outra mulher de personalidade única no violão e seu rasqueado foi Helena Meirelles.

LEIA MAIS

Lançamento Exclusivo na Rolling Stone

Iara Rennó lança o clipe "Ritmo da Moçada" dirigido por Ava Rocha

blog img

Por Redação

A paulistana Iara Rennó lança, com exclusividade pelo site da Rolling Stone Brasil, o clipe de “Ritmo da Moçada”. Dirigido pela cantora Ava Rocha, o vídeo foi registrado durante o carnaval carioca de 2014. Assista.
Iara ainda participa nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, da abertura da Semana de Artes HeForShe. O evento, que acontece no Museu de Arte Moderna de São Paulo, conta também com a presença de Ava. Na ocasião, acompanham as cantoras sobre o palco as musicistas Mariá Portugal (bateria, MPC e vocais) e Maria Beraldo Bastos (clarone e vocais).

LEIA MAIS

Guia Folha anuncia eventos no Dia da Mulher

Iara Rennó se apresenta na Semana de Artes HeforShe no MAM

blog img

Por Marina Consiglio

Lançado pela ONU Mulher em 2014, o movimento mundial pela igualdade de gêneros HeForShe ("Eles por Elas" no Brasil) ganha espaço no MAM, com a Semana de Artes HeForShe, que começa na quarta (8) e vai até o próximo dia 14. Na programação, há shows a cantora Iara Rennó (foto) se apresenta na data da abertura ao lado de Ava Rocha, oficinas, espetáculos teatrais, palestras e mais. A programação completa está no site semanadaarteheforshe.org.

LEIA MAIS

Illustrada anuncia documentário Afiando a Flecha

Iara Rennó e Renato de Carvalho fazem apresentação no MIS em São Paulo

blog img

Por Victoria Azevedo

"Me considero uma multi-artista", diz a cantora e compositora Iara Rennó. Costurando referências da arte, da escrita e do teatro, foi um pulo para chegar ao vídeo. Ela faz show na terça (21), no MIS, após projeção de lançamento do documentário "Afiando a Flecha". Idealizado pela jornalista Carola Gonzalez e com direção de Renato Carvalho, o filme acompanha o processo de criação de seu trabalho mais recente –no final de 2016, ela lançou os álbuns gêmeos "Arco" e "Flecha".

LEIA MAIS

Outros Críticos falam do empoderamento feminino

Iara Rennó e seu clipe Mama-me em destaque no Outros Críticos

blog img

Por Marina Suassuna

A autonomia que Iara Rennó exerce na composição, assim como sua contemporânea Karina Buhr, Larissa Luz e Ava Rocha, preenche uma lacuna de um espaço que sempre foi majoritariamente masculino. Ao longo da história da música brasileira, o país teve grandes cantoras que não faziam suas próprias músicas, restando-lhes apenas o posto de intérprete. Ao assumirem a composição das músicas que cantam, as cantoras dão vasão às questões que as afligem na condição de mulher.

LEIA MAIS

Melhores da música brasileira de 2016 para APCA

Matéria do Estadão Cultura divulga a lista dos 10 melhores do segundo semestre de 2016 para APCA

blog img

Por Pedro Antunes

Um baita ano para a música brasileira, sem dúvida. A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) fechou na semana passada a lista de melhores artistas brasileiros no segundo semestre de 2016. Os dez novos nomes revelados com exclusividade pelo Estado nesta segunda-feira, 28, se juntam à outra dezena, divulgada em abril, e formam o corpo daquilo que foi o fino da produção fonográfica em um ano no qual muitos dos artistas aqui citados abriram novos caminhos por meio de descobertas sonoras, experimentações e suor nos palcos e nos estúdios. Iara Rennó foi afiada e incisiva com seus ousados discos “Arco” e “Flecha”.

LEIA MAIS

CULTURA! Brasileiros

Matéria de capa da CULTURA!Brasileiros com ‘Uma Artista de Peito’

blog img

Por Marcos Grinspum Ferraz Fotos Luiza Sigulem

Com atitude combativa, a cantora, compositora e poeta Iara Rennó lança os discos “gêmeos e transgêneros” Arco e Flecha e dá sequência a uma trajetória repleta de parcerias e diálogos musicais (…) Iara Rennó é uma artista incansável e combativa – uma mente efervescente – e Arco e Flecha explicitam isso da primeira à última de suas faixas.

LEIA MAIS

Move That Jukebox

Alessandra Braz faz matéria em Move That Jukebox fala sobre show de lançamento de Arco & Flecha no Ibirapuera

blog img

Por Alessandra Braz

A noite estava agradável em São Paulo, quando Iara Rennó pisou no palco do Auditório Ibirapuera para apresentar pela primeira vez os discos Arco & Flecha, seu mais novo trabalho, na última sexta (16). Como não poderia deixar de ser, a cantora filha de Alzira E, iniciou a apresentação com a polêmica “Mama-me”.

LEIA MAIS

O Globo

Leonardo Lichote faz matéria em O Globo entitulado 'Arco' e 'Flecha': Dois Lados de Iara Rennó, uma Só Arma

blog img

Por Leonardo Lichote

RIO - Iara Rennó queria fazer um disco — seu último álbum então era “Iara”, de 2013. Tinha um punhado de canções novas, a sugestão de Negro Leo (“Ele e Ava foram meus conselheiros”) para que Curumin fosse produtor, um trio azeitado de formação inusitada (guitarra, bateria e clarone) que ela criara e com o qual vinha tocando, o interesse da gravadora Yb em lançar...

LEIA MAIS

Rolling Stone

Rolling Stone dá destaque ao novo clip Mame-me de Iara Rennó

blog img

Por Redação

Depois de lançar o livro de poemas eróticos Língua Brasa Carne Flor (2015), a cantora e compositora Iara Rennó divulga – com exclusividade pela Rolling Stone Brasil – o videoclipe da canção “Mama-me”. Com direção de Milena Correia, da Rústica Produções, o vídeo traz à cena gente como a poeta Alice Ruiz, as cantoras e compositoras Bárbara Eugenia, Juliana Perdigão e Assucena Assucena.

LEIA MAIS

Rumore

A revista Italiana Rumore vota Arco & Flecha o melhor disco do mês

blog img

Por Paolo Bogo

Motti la conoscono per uno spettacolo importante, Macunaima Ópera Baile (2010), ispirato al capolavoro di Mario de Andrade e andato in scena in quel tempio dellávanguardia teatrale che è il Teatro Oficina di São Paulo. Iara Rennó si presenta ora con due diverrsa album (18 brani in tutto), in cui mostra la complementarietà tra femminile (Arco) e maschile (Flecha), yin e yang, notte e giorno...

LEIA MAIS

Revista Bravo!

A Revista Bravo publica matéria Um é Pouco, Dois é Bom

blog img

Por Matheus Pimentel

O talento de Iara Rennó supera e muito seu sobrenome. Cantora e compositora paulista, ela já enveredou a fundo pela sua versão própria de Macunaíma e também escreveu um livro de poesia. Mas a música é mesmo sua casa: neste ano, após uma campanha de financiamento coletivo, Iara gravou e lançou os discos “gêmeos” Arco e Flecha, que, segundo ela própria, se fortalecem mutuamente.

LEIA MAIS

Trabalho Sujo entrevista

Alexandre Matias entrevista Iara Rennó sobre o Duplo Complementar

blog img

Por Alexandre Matias

E como surgiu a idéia de ter uma banda para cada disco? Essas duas formações têm histórias diferentes? Não foi propriamente a ideia das bandas que veio antes, mas as próprias bandas! De um lado o trio formado por mim e as meninas, do outro o som que vinha dessa cozinha – Curumin, Lucas Martins e Badé – com quem eu já tinha trabalhado no Oriki – projeto ainda inédito iniciado em 2009 -, mais Gustavo Cabelo, Fleury, e a metaleira do Bixiga 70 – o Gralha tocou comigo na época do Macunaíma também...

LEIA MAIS

O Cafezinho

Arco & Flecha: Os Gêmeos Transgêneros de Iara Rennó

blog img

Por Bernardo Oliveira

Antes do arquivo digital, quando ainda era possível situar o formato-álbum como uma plataforma mais ou menos comum, o álbum duplo já era considerado uma empreitada especial, uma demonstração de fôlego do artista. Embora se justificasse em alguns casos por razões técnicas, o álbum duplo atestava que este mesmo artista tinha o que dizer para além do formato comum...

LEIA MAIS

G1 Música

G1 Música faz artigo sobre Arco & Flecha de Iara Rennó

blog img

Por Mauro Ferreira

Dos dois álbuns complementares apresentados este ano por Iara Rennó, Arco e Flecha (YB Music / Circus), recém-lançados em artesanal edição dupla em CD que valoriza o projeto gráfico de Rodrigo Sommer, Arco é conceituado como o disco feminino enquanto Flecha é apontado como o complemento masculino. De fato, Arco embute ardências sexuais femininas com alta voltagem erótica....

LEIA MAIS

Álbum Itaú Cultural

“Arco” e “Flecha”, faixa a faixa

blog img

Por Itamar Dantas

A cantora e compositora Iara Rennó acaba de lançar os discos Arco e Flecha. Em Arco, a banda é formada só por mulheres – com Mariá Portugal (bateria), Maria Beraldo Bastos (clarone) e Iara (guitarra, voz e produção musical) – e tem letras baseadas em poemas eróticos do livro Língua Brasa Carne Flor, lançado por Iara em 2015....

LEIA MAIS

O Globo Música

O Globo Diz: ‘Arco’ e ‘Flecha’ primam pela criatividade

blog img

Por Silvio Essinger

RIO - Cantoras brasileiras e seus discos gêmeos/complementares — não dá para não lembrar da Marisa Monte de “Universo ao meu redor”/“Infinito particular” (2006) e da Nina Becker de “Azul”/“Vermelho” (2010). Mas o que Iara Rennó propõe com “Arco”/“Flecha” vai além. Recato às favas, Iara parte da poesia para construir os seus artefatos musicais, que saem do forno com diferentes caras...

LEIA MAIS

Revista Música Brasileira

O arco e a flecha de Iara Rennó

blog img

Por Daniel Brazil

Pense num arco. Linha curva, tensionada pela corda esticada. Arco-íris, arco-berimbau com a cabaça-útero ressoando os sons que vem de dentro. Agora pense numa flecha. Seta ereta, mero graveto...

LEIA MAIS

Carta Capital

Plural publica matéria sobre Brilho na Multiplicidade.

blog img

Por Ana Ferraz

Com mais tempo de estrada, Iara Rennó mescla canto, dança, teatro e poesia. Começou a cantar com a famí- lia (é filha de Carlos Rennó e Alzira Es- píndola e sobrinha de Tetê Espíndola), depois com Itamar Assumpção, partiu para a banda Dona Zica e empreendeu um mergulho “nas raízes ancestrais da cultura brasileira” por meio do Projeto Macunaíma.

Após participar de diversos coletivos, desponta agora com o duo de discos Arco & Flecha (ybmusic). “Começo a conectar todas as peças, alinhavar, deixar mais claro para o público ‘o que vim fazer aqui’, parafraseando o nome do mais recente disco de minha mãe.” Entre solos e coletivos, “todos tendo minhas mãos com todos os dedos na produção”, contabiliza oito discos.

LEIA MAIS

Canal Bis

Canal Bis de O Globo faz matéria sobre o novo clip Mame-me e os discos 'Arco' e 'Flecha'

blog img

Por staff Bis

Iara Rennó lançou, nesta sexta-feira (15), o clipe de seu mais novo single, "Mama-me". A produção, dirigida por Milena Correia, é uma manifestação pela libertação sexual da mulher, tema que guia o mais novo trabalho da cantora, os discos "Arco" e "Flecha", lançados recentemente.

LEIA MAIS

Blog Sonar

Blog Sonar recomenda 5 artistas para ouvir agora mesmo

blog img

Por Fabiane Pereira

Eles lançaram novos trabalhos no primeiro semestre deste ano. Junho já passou mas como julho (e no Rio, agosto também) é mês de férias ainda dá tempo de preparar os fones de ouvido e ouvir os cinco artistas indicados antes que acabe a semana. A cantora paulista lança os discos-gêmeos: "ARCO & FLECHA".

LEIA MAIS

O Grito

Veja o que o Grito! fala sobre o novo clipe Mama-me dirigido por Milena Correia da Rústica Produções

blog img

Pela Equipe de O Grito!

A cantora Iara Rennó lançou o clipe da música “Mama Me”, que faz parte do disco ARCO. Assim a cantora definiu o álbum: “é sobretudo um grito de libertação da MULHER, da buceta, do grelo duro, dos peitos nus – temática que já vinha dos poemas eróticos do livro Língua Brasa Carne Flor (editora Patuá).

LEIA MAIS

Guitar Talks

Guitar Talks sobre a libertação da mulher de peito aberto de Iara Rennó

blog img

Por Felipe Madureira

O mais novo videoclipe da cantora Iara Rennó escancara a libertação da mulher, literalmente de “peito aberto”. “Mama-me” traz à cena artistas de todas as idades, “mulheres de peito”, de fibra, que foram convidadas por Iara para integrar a performance que chamou de “manifesto mamaísta do movimento peitista”. Paridos à parte, uma ode à liberdade e ao prazer para todas as mulheres!

LEIA MAIS

Canto do Brasil

Canto do Brasil indica: Arco e Flecha de Iara Rennó

blog img

Por Canto do Brasil

O Canto do Brasil continua apaixonado por falar sobre coisas boas! Nesta segunda edição do Canto do Brasil Indica quem aparece por aqui é a avant-garde Iara Rennó que lançou há pouco nas plataformas virtuais seus discos gêmeos: Arco e Flecha. Estupendamente perspicaz, Iara propõe uma brincadeira.

LEIA MAIS

Diário da Região

O feminino e o masculino da cantora Iara Rennó

blog img

Por Harlen Félix

Dois discos, dois lados, dois gêneros e dois universos sonoros bem distintos. Juntos, Arco e Flecha representam o trabalho mais conceitual da carreira da cantora paulistana Iara Rennó, que, além do álbum solo Iara (2013), ainda é marcada por um mergulho no livro Macunaína (Macunaíma Ópera Tupi-2008) e pela parceria com Anelis Assumpção e Andréia Dias, que deu vida ao grupo DonaZica.

LEIA MAIS

Afro-Samba

L’Arc et la flèche d’Iara Rennó

blog img

Por Olivier Cathus

Pour sortir deux albums simultanément, Iara Rennó a-t-elle plusieurs cordes à son arc ? Elle a, en tout cas, l’arc. Et la flèche. Puisque ces deux disques complémentaires s’appellent justement Arco et Flecha, « forces opposées complémentaires, jumeaux transgenres, créés en même temps dans le même ventre« .

LEIA MAIS

Miojo Indie

Cleber Facchi do Miojo Indie faz resenha sobre Arco & Flecha.

blog img

Por Cleber Facchi

Três anos após o lançamento de Iara (2013), obra que cobriu com guitarras o trabalho de Iara Rennó, a cantora e compositora paulistana está de volta não com um, mas dois álbuns repletos de composições inéditas. De um lado, a crueza e feminilidade do elétrico Arco, obra de nove canções assumidas em parceria com um time de mulheres que ocupam os versos e instrumentos do trabalho. No outro oposto, o complementar Flecha, disco que abraça a MPB e mostra a colaboração entre Rennó e um grupo de cantores, músicos e compositores em uma sequência de outras nove músicas.

LEIA MAIS

Trabalho Sujo

Alexandre Matias do Trabalho Sujo fala sobre Arco & Flecha.

blog img

Por Alexandre Matias

Iara Rennó vem amadurecendo sua carreira solo na miúda, curtindo lentamente uma mistura de gêneros, linguages e temas que parece ter arredondado perfeitamente em seu próximo trabalho – a dupla de discos Arco e Flecha, que chega ao público no fim deste mês. São discos complementares e divididos por gêneros: Arco é tocado por uma banda composta apenas por mulheres e em Flecha ela reúne uma banda formada por Lucas Martins (que toca com a Céu) no baixo, Curumin na bateria, Gustavo Cabelo na guitarra, Maurício Badê na percussão e os Bixiga 70 Maurício Fleury (teclados), Daniel Gralha (trompete), Cuca Ferreira (sax barítono) e Douglas Antunes (trombone). E ela escolheu lançar o novo disco no Trabalho Sujo.

LEIA MAIS

Música Estática

Alexandre Eça dá destaque ao lançamento de Arco & Flecha em Música Estática.

blog img

Por Alexandre Eça

Na indecisão frente a um repertório que não se ajustava a uma única sonoridade, a cantora e compositora paulista Iara Rennó resolveu lançar dois discos simultaneamente. Arco e Flecha (YB Music / Selo Circus), discos gêmeos segundo a cantora, chegam a todas as plataformas digitais nesta terça-feira (14), e estão liberados para download e audição gratuitas no site da artista.

LEIA MAIS